terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Segundo pesquisa, não existem pessoas saudáveis com sobrepresso

Uma pesquisa realizado por cientistas canadenses com mais de 60 mil pessoas revelou que a ideia de que uma pessoa com sobrepeso possa ser saudável não passa de um mito.  

No estudo, após a análise de 60 mil pessoas, foi comprovado que o excesso de gordura ainda traz riscos à saúde, mesmo quando os níveis de colesterol, pressão arterial e açúcar estão normais.  

De acordo com os cientistas, os "gordinhos", apesar de serem metabolicamente saudáveis, tem grande risco de possuir fatores de risco subjacentes que pioram com o tempo.  

 Em entrevista ao site BBC, o responsável pelo estudo, Ravi Retnakaran, explicou: "Os dados sugerem que tanto os pacientes que são obesos e metabolicamente doentes quanto os que são obesos, mas metabolicamente saudáveis, têm risco elevado de morte por doenças cardiovasculares. Nesse sentido, a 'obesidade saudável' pode ser considerada um mito."  

Segundo a enfermeira chefe de doenças cardíacas Doireann Maddock, não há nivel saudável de obesidade. "Ainda que os níveis de pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue estejam normais, a obesidade ainda pode colocar o coração em risco".  

"Além de acompanhar seu peso, se você parar de fumar, começar uma atividade física regular e mantiver a pressão arterial e o nível de colesterol a um nível saudável,  você pode fazer uma diferença na redução de seu risco de doença cardíaca", alertou Maddock.

http://www.opovo.com.br
Compartilhar:

Divulgada a tabela da II Copa São Sebastião de Futsal de Sítio Novo-RN

A semana começou cheia de expectativas para os desportistas do município de Sitio Novo, que nesta sexta-feira (06) darão o ponta pé inicial para mais uma edição do campeonato municipal de futsal (II Copa São Sebastião de Futsal). O blog Giro RN acaba de divulgar a tabela da competição que este ano contará com a participação de 12 equipes

Fonte: Giro/RN
Compartilhar:

Policial Militar é executado por desconhecidos em Macaíba

Por volta das 16h50min foi executado no centro de Macaíba o Policial Militar JONIERE ALVES DOS SANTOS. Informações preliminares afirmam que o policial se encontrava em um veículo FORD ECOESPORT no centro da cidade, ocasião que parou em um semáforo e dois indivíduos em uma motocicleta de cor preta, emparelharam com a vítima e um dos motociclistas abriu fogo contra o policial. Joniere cumpria pena por crimes atribuídos a sua pessoa em Macaíba e São Gonçalo do Amarante e recentemente havia sido posto em liberdade. O policial militar prestou por muito tempo serviços a policia civil, trabalhando inclusive na DP de Macaíba e na 1ª D.R.P. na cidade de São Paulo do Potengi.





Macaiba Polícia/Via Estudantes do RN
Compartilhar:

Carnatal divulga datas e horários de entrega de abadás

Carnatal 2013 acontece de 5 a 7 de dezembro (Foto: Canindé Soares)Carnatal 2013 acontece de 5 a 7 de dezembro (Foto: Canindé Soares)
A organização do Carnatal 2013 divulgou as datas e horários da entrega dos abadás. A entrega acontece no Parque Aristófanes Fernandes, de 4 a 7 de dezembro, das 9h às 18h. De acordo com a assessoria do evento, os abadás que serão entregues no parque serão dos blocos que circularão no dia. O Carnatal acontece de 5 a 7 de dezembro.
Os foliões que vão curtir a festa no Bloco Nana, Camarote Skol, e Arena 51 devem buscar seus abadás de 4 a 7 de dezembro, das 9h às 18h. Os foliões do Bicho têm os dias de 6 e 7 de dezembro para retirar o abadá. Já os participantes do Bloco Caju devem retirar a camiseta nos dias 5 e 6, e do Bloco Coco Bambu nos dias, 5, 6, e 7, sempre das 9h às 18h.
O Carnatal 2013 acontece, pela primeira vez, emParnamirim, na região metropolitana de Natal. A mudança se deu por conta das obras de mobilidade que acontecem no entorno da Arena das Dunas, onde tradicionalmente a festa acontecia. A mudança de lugar, no entanto, não deve atrapalhar a alegria da festa. Com cinco blocos, Camarote Skol, corredor da folia com camarotes, área de convivência e o Espaço 51, o Carnatal 2013 acontece de 5 a 7 dezembro no Parque Aristófanes Fernandes.
G1-RN
Compartilhar:

Maquinários do PAC de Sítio Novo prestam serviços para outros municípios, segundo blog da cidade

Segundo informações do Blog Acorda Sítio Novo de Sítio Novo-RN, o blog vem recebendo inúmeras denuncias, dessa vez, receberam a denuncia de que os maquinários recebidos do Governo Federal, destinados a atender as necessidades  da população, estão sendo utilizadas em um outro município, em terras particulares de amigos do senhor prefeito.


O município de Sítio Novo, como os demais municípios do Nordeste, sofre muito com a escassez d’água principalmente em períodos de seca.
Os maquinários que deveriam esta a serviço da comunidade. Se esta fazendo barreiro  ou açudes em outro município, porque não está fazendo dentro do município atendendo os pequenos proprietários?

Enquanto a zona rural sofre com a estiagem, os proprietários sofrendo o pão que o diabo amassou para não deixar morrer seu pequeno rebanho de animais (bois, vaca, cabras, cavalos e jumentos) os maquinários estão sendo usados em outro município em troca de amizades e prestigio social.
As informações que chegaram são que os maquinários estão sendo usado em propriedades de um ex-juiz, um magistrado.

E que magistrado em? Um Senhor com uma ampla experiência de poder público deveria muito bem saber discernir o que é certo e o que é errado. Aceitar o uso desses maquinários em suas propriedades é contribuir com o erro do gestor do município, que de maneira não inteligente autorizou que esses maquinários fossem para terras desse tal juiz.
O Senhor prefeito por sua vez, deveria se preocupar só com o município, pois se não esta dando conta dos problemas que tem no município, por que tem que se preocupar com os problemas de outros?
Só para lembrar esses maquinários é um bem público, destinado exclusivamente para atender as necessidades dos moradores de Sítio Novo.


Compartilhar:

Viatura da PM de Santa Cruz é guinchada por falta de pagamento


Viaturas da PM estão sendo bloqueadas por falta de pagamento pelo Governo Rosalba. O que dificulta ainda mais a ação dos policiares pelas ruas da nossa Cidade, e não é só que isso está acontecendo, mas em outras cidades do Rio Grande do Norte também.


A viatura RANGER PLACAS OJV 7261 acaba de ser recolhida para o pátio da locadora, a citada viatura era utilizada para o policiamento na cidade de Santa Cruz que já estrava precário agora com essa, SÓ DEUS. Só serão devolvidas quando os pagamentos que estão e atraso forem efetuados.


Informações: Blog André Fotos
Compartilhar:

Wilma adota cautela sobre Garibaldi: “Em campanha as pessoas dizem tudo”

Wilma prefere cautela (crédito: Wellington Rocha)
Wilma prefere cautela (crédito: Wellington Rocha)
A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) reagiu com cautela à declaração do senador Garibaldi Filho, que ontem, ao portalnoar.com, revelou disposição para relevar o passado de embates com a líder pessebista e sinalizou possibilidade – e desejo – de aliança para 2014.
“Não acho que temos que detalhar essas questões [de embates políticos]. Em campanha as pessoas dizem tudo. O mais importante é que haja respeito. Não temos que ter mágoas. Temos que lutar pelo bem comum”, declarou a líder do PSB.
A despeito disso, ela se mostrou satisfeita com a declaração de Garibaldi. “Eu achei muito bom o ministro ter falado dessa forma. Ele está pensando no futuro”, comentou.
Alçada à condição de candidata natural à sucessa da governadora Rosalba Ciarlini, Wilma de Faria sabe do capital político que detém e pretende utilizá-lo na hora que for conveniente, ou seja, quando a hora da aliança se impor.
Como figura nas mensurações estatísticas como favorita ao Executivo, se permite ser cortejada sem se inclinar aos afagos. ” O PMDB também faz parte da oposição. Coloca-se abertura para o diálogo. Não posso tomar essa decisão sozinha, mas a possibilidade de aliança é algo bom para a democracia”, destacou, fazendo questão de realçar que suas declarações se situam no campo da possibilidade.
Aliança
Em entrevista à reportagem do portalnoar.com nesta segunda-feira (2), Garibaldi foi taxativo quando indagado sobre aliança com Wilma. “Acho que é viável”, respondeu de pronto o senador, licenciado para ocupar o Ministério da Previdência Social, comentando logo em seguida:
“Vamos procurar fazer a mais ampla aliança possível. Não podemos discriminar ninguém. Como vamos discriminar o PSB diante do cenário de hoje, após os protestos de junhos? Não devemos encarar a realidade com preocupação sobre o que houve no passado entre a ex-governadora e eu”.
Garibaldi considerou ainda que sua defesa “É um raciocínio lógico. Se quero aliança ampla, não posso ser movido por discriminação ou por determinados confrontos. Tenho que ser movido pelo sentimento que estou deixando isso para trás para encarar um grande desafio. Depois de junho, o Brasil vive uma nova realidade. Discriminações não cabem nessa visão”.

Compartilhar:

Homem é assassinado a tiros em via pública de Parnamirim

4O9t28K2e9vHJ5070INg
Nesta segunda-feira (2), um homem foi assassinado na cidade de Parnamirim. A vítima, de acordo com o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) foi identificada como Flávio Rosa da Silva, de 25 anos.
Ele estava caminhando em via pública, mais precisamente na rua Brigadeiro Armando Digueiro, no bairro de Monte Castelo, quando homens armados se aproximaram dele e atiraram. Flávio Rosa foi atingido na cabeça e no tórax.
O jovem não resistiu aos ferimentos e morreu antes da chegada do socorro. A polícia ainda não sabe o que pode ter motivado o homicídio.
Crime em Nova Cruz
Ainda na noite desta segunda-feira, o ITEP registrou a morte de João Galdino da Silva, de 39 anos, em Nova Cruz. Por volta das 22h, ele estava em sua motocicleta, quando foi alvo de um disparo de arma de fogo, que atingiu o abdômen.
João Galdino chegou a ser socorrido e levado para o hospital de Nova Cruz, mas não resistiu e acabou morrendo.

Portal BO
Compartilhar:

Preso acusado de assalto em joalheria e arrastões em residências em Natal

Policiais civis da Defur prenderam, nesta segunda feira (2), Kevin Magno de Andrade Ataíde, de 25 anos, por força de mandado de prisão preventiva expedido pela 2ª Vara Criminal de Parnamirim. Também conhecido como "Macarrão", ele é um dos integrantes da quadrilha de "Júnior Lost", que teve parte dos seus integrantes presos no ano passado durante a "Operação Casal". Kevin é acusado de participar de um assalto a uma joalheria em setembro de 2012, na ocasião foram levados do local cerca de R$ 80 mil em objetos. Ele também é suspeito de cometer assaltos à residências nos bairros de Candelária, Capim Macio e Nova Parnamirim. No momento da prisão, Macarrão estava em um apartamento em Nova Parnamirim e tentou reagir à abordagem policial, mas em seguida largou a arma. Com ele foram apreendidos um revólver calibre 38 com cinco munições, algumas jóias (possivelmente provenientes do roubo à joalheria), R$7 mil em espécie, 2 tabletes pequenos de maconha e uma balança de precisão. Além de ser indiciado pelo crime de assalto, Kevin Magno foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo e tráfico de drogas.
Portal BO
Compartilhar:

Affair de Caio Castro quebra o silêncio: ‘Caio pediu que eu abortasse o bebê’

CAROLINA BIANCHI, de 28 anos, que diz estar grávida de Caio Castro fala pela primeira vez, com exclusividade. Depois de inúmeras ligações telefônicas e com o argumento de que queríamos esclarecer boatos a seu respeito, Carol contou o que tem passado desde que esta coluna noticiou que a estudante de Artes Cênicas esperava um filho do ator, no dia 27 de novembro. Na conversa, gravada por telefone, a jovem chorou, e surpreende ao revelar que Caio pediu para que ela abortasse a criança.
Foto: Reprodução de Internet
Foto: Reprodução de Internet
Caio Castro te deu uma bronca depois da nota que publicamos falando da sua gravidez?
Estou em guerra com o Caio. Na cabeça dele, fui eu que mandei para aparecer, e não foi. Eu jamais faria isso, estava querendo ir embora do Rio, porque sabia que a notícia da gravidez iria vazar.
Ele tem acompanhado a sua gravidez?
Caio queria que eu abortasse o bebê e eu não quis. Desde que eu desisti da ideia do aborto, ele sumiu. O Caio é egoísta, prepotente, egocêntrico e arrogante. Ele vende a imagem de bom moço, religioso, fala da igreja Bola de Neve, mas nunca colocou os pés lá.
Vocês estão juntos?
Eu não estou com Caio. A gente teve uma história ano passado. Estou com medo de sair de casa sozinha e passo o dia inteiro trancada. Tem um amigo dele que é meu vizinho de porta, só saio quando algum amigo meu vem me buscar na porta.
Você está com quantos meses de gestação?
Completei 14 semanas.
Você tem plano de saúde?
Aqui no Rio, não. Meu plano só é aceito no Nordeste (Carolina nasceu no Ceará).
É verdade que Caio pediu para que você tirasse o bebê porque ele teve uma filha que morreu e acha que o motivo da má-formação da criança foi culpa dele?
Soube da história da menina, mas primeiro achei que fosse mentira do Caio. De qualquer forma, o problema (de a criança ter nascido com má-formação) foi com a mãe.
Você chegou a fazer exames?
Eu fiz um exame só e vi que meu filho estava todo formado, tudo direitinho com ele. Consegui ver o tempo de gestação e até o sexo. A probabilidade de ser menino é grande. O médico disse que tem 90% de chances de ser um menino. Eu fui conversar com o Caio, mas não deu certo. Ele me esculachou. Me pediu para não falar mais com ele e que eu não o procure mais.
Você pretende falar com ele quando o bebê nascer? Quer que ele registre?
Eu faço questão de esfregar o exame de DNA na cara dele.
Ele anda dizendo por aí que o filho não é dele. O que você acha disso?
O pior é que ele foi falar para uma pessoa próxima que era mentira minha, que eu não havia feito exame nenhum.
Ele te ameaçou?
Ele está me coagindo e já deixou a entender que não está para brincadeira. O empresário dele, Sandro (Andrade), é louco. Ele é capaz de qualquer coisa pelo Caio. Eu não estou falando com ninguém, não atendo telefone. Só quero ficar tranquila. Eu tenho sentido dores e corro risco de aborto. Eu estou muito triste com Caio agindo assim, fingindo que nem me conhece.
Quando vocês se conheceram?
Foi no ano passado, na casa de amigos em comum aqui no Rio. Ele estava com a (atriz) Livia Lemos. Na mesma noite, ele largou ela e ficamos trocando ideia. Depois, a gente se falou por uma rede social e ele pediu meu telefone. A gente saiu para jantar no meu aniversário e não nos desgrudamos mais. Ele foi para os Estados Unidos e eu só saía na companhia de um amigo dele, porque ele era superciumento e não queria que eu saísse sozinha. Depois, ele foi direto para Fortaleza para fazer uma matéria e ficamos uns dez dias para ele conhecer a minha família. Ele foi para minha casa na Serra, depois para Jericoacoara.
Foto: Reprodução de Internet
Foto: Reprodução de Internet
Ele já te agrediu alguma vez?
Não chegou a agredir, não. Na última vez que a gente se encontrou, ele deu um piti. Ele jogou a maçã que estava comendo no chão do carro e ela se espatifou. Ali, eu fiquei com medo dele. Fiquei assustada, porque vi que ele perde a cabeça. Desde então, evitei o Rio, estou ficando em São Paulo. Estou com medo! Não posso sair de casa.
Caio te ofereceu dinheiro em algum momento?
Não. Caio só disse que não era para eu me preocupar com nada. Ele iria cuidar de tudo e me levar na clínica.
Você soube que ele colocou no perfil do WhatsApp dele que não seria pai?
Eu vi, sim. Foi no status dele. Eu tenho tudo gravado e impresso: a gente conversando e ele desesperado para eu fazer o aborto. Essa é a parcela de pai dele. E ainda fala do filho que perdeu.
Você tem certeza que o filho é dele?
Se eu tivesse transado com outra pessoa desde fevereiro, eu poderia até duvidar…
Você pensou em tirar o bebê em algum momento?
No primeiro momento, sim. Eu deixei ele me levar. Tive medo, ainda não tinha falado com a minha família, estava sensível. Não estava nos meus planos ser mãe. Uso DIU há dois anos e meio. Eu não sei o que aconteceu. A minha ginecologista me indicou a entrar com uma ação contra a marca do dispositivo. Uso o Mirna, que libera hormônio e eu nem menstruo, porque é muito raro acontecer. Eles vão me indenizar.
Compartilhar:

Mais Médicos: Rio Grande do Norte recebe mais 90 cubanos

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu ontem a segunda turma de médicos cubanos ligados ao Programa Mais Médicos. Eles vão atuar em 91  municípios do interior do Rio Grande do Norte a partir da próxima quinzena. Inicialmente, era aguardada a vinda de 95 profissionais, no entanto, cinco médicos vão permanecer em Brasília refazendo os testes e exames de adaptação ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os outros permanecem em Natal até sexta-feira participando da semana de recepção e acolhimento antes de serem encaminhados aos municípios onde vão trabalhar.

O grupo chegou a Natal em dois voos da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao meio dia, os primeiros sete profissionais foram recepcionados pela governadora Rosalba Ciarlini e o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves. Os demais 83 médicos desembarcaram na Base Aérea de Natal (Bant) por volta das 23h. Todos estão hospedados num hotel localizado na Via Costeira onde, a partir de hoje, através de aulas e encontros com gestores locais, vão conhecer a realidade da rede pública de saúde e as características epidemiológicas da população potiguar.
Magnus NascimentoProfissionais que chegaram de Brasília pela manhã foram recepcionados pela governadoraProfissionais que chegaram de Brasília pela manhã foram recepcionados pela governadora

Realidade desconhecida e que causa medo aos profissionais. Medo aliás, reforçado após os protestos e gestos de hostilidade direcionados aos primeiros médicos cubanos que chegaram ao país há dois meses. No entanto, o discurso é de otimismo e ansiedade.

A médica Martha Marisela Lopez disse que aceitou participar do programa do Governo Federal pois está disposta a ajudar a população brasileira. “Tinha um pouco de medo por causa das notícias que li. Mas agora estou tranquila pois não vi nenhum protesto”, colocou. Martha vai trabalhar em Acari, município seridoense localizado a 201 quilômetros de Natal. Caicó e Currais Novos são os municípios que vão receber o maior número de profissionais dessa turma – cinco cada. 



 http://tribunadonorte.com.br
Compartilhar:

Procon Natal fará pesquisa para saber se há abuso no reajuste do preço dos combustíveis

11537
A Petrobrás anunciou um reajuste de 4% para a gasolina e 8% para o Diesel. Entretanto, o Procon Municipal de Natal alerta que para o consumidor final o reajuste deverá ficar entre 2% e 2,5%. O Diretor Geral do órgão, Kleber Fernandes, argumenta que o reajuste de 4% foi dado para a gasolina pura conhecida como tipo “A”. 
 
Essa gasolina ainda deverá receber a mistura de 25% de etanol, o que representa ¼ do combustível. Diante disso, o reajuste de 4% não pode ser totalmente repassado ao consumidor final.O Procon Natal realiza mensalmente pesquisas de preço de combustíveis e na próxima sexta-feira fará a primeira pesquisa pós aumento. Caso haja aumento além do que foi estabelecido o Procon autuará os postos. 
 
Após a tabulação dos dados, o Procon Natal decidirá acerca de possíveis autuações aos postos de combustíveis que estiverem praticando abusos nos preços e encaminhará também as pesquisas para o Ministério Público tomar ciência e adotar as providências que considerar cabíveis. As possíveis sanções administrativas vão desde a aplicação de multa até a interdição do posto.


Compartilhar:

Garibaldi deixa passado para trás e defende abertamente aliança com Wilma

wilma garibaldi
O recente passado de desavença política com a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) foi deixado para trás abertamente pelo senador Garibaldi Filho nesta segunda-feira (2), quando, ao portalnoar.com, ele defendeu uma aliança com a mulher que lhe impôs a única derrota de sua carreira política, em 2006. “Acho que é viável”, respondeu de pronto o senador, licenciado para ocupar o Ministério da Previdência Social, quando indagado sobre compor chapa com Wilma de Faria. Posteriormente, ele anotou:
“Vamos procurar fazer a mais ampla aliança possível. Não podemos discriminar ninguém. Como vamos discriminar o PSB diante do cenário de hoje, após os protestos de junhos? Não devemos encarar a realidade com preocupação sobre o que houve no passado entre a ex-governadora e eu”.
Garibaldi considerou ainda que sua defesa “É um raciocínio lógico. Se quero aliança ampla, não posso ser movido por discriminação ou por determinados confrontos. Tenho que ser movido pelo sentimento que estou deixando isso para trás para encarar um grande desafio. Depois de junho, o Brasil vive uma nova realidade. Discriminações não cabem nessa visão”.
A movimentação do senador em direção ao grupo da ex-governadora já vinha sido percebida. Na semana passada, por exemplo, ele teve a cortesia de convidar a deputada Márcia Maia (PSB), filha de Wilma, para se fazer presente na inauguração de uma agência da Previdência Social em Monte Alegre.
Do portal No Ar
Compartilhar:

Animal na pista causa dois acidente seguidos e deixa uma vitima fatal próximo a Japi/RN

(Imagem Ilustrativa)

Um grave acidente aconteceu no inicio da noite dessa segunda-feira(02), na Rodovia que que liga a BR-226 e o município de Japí na Região Trairi do Rio Grande do Norte.

O primeiro acidente aconteceu quando Ricardo Moreira da Silva de 27 anos, conhecido como "bigode" pilotando sua moto Honda de cor cinza de placa DVX 3424 chocou-se com uma vaca na ponte próximo a Japí, com poucos minutos depois outra moto Honda preta de placa NNK 4464, Campo Redondo, conduzida por José Iremar de Oliveira e na garupa Francisca Pereira da Silva de 38 anos, sem perceber o animal morto na pista também se envolveu em um acidente. 


O segundo acidente foi inevitável e as três vítimas foram socorridas para o hospital Aluízio Bezerra em Santa Cruz. Infelizmente a passageira da segunda moto já chegou sem vida ao hospital.

O casal se deslocava da Serra do Doutor no município de Campo Redondo até a cidade de Japi. As duas Motocicletas foram levadas para a Delegacia de Policia da cidade de Japi.
Com Informações: O Paralelo
Compartilhar:

Marceneiro larga profissão e lucra até R$ 800 ao mês vendendo água no RN

Aldo Dantas deixou de ser marceneiro para trabalhar como entregador de água em Carnaúba dos Dantas, RN (Foto: Anderson Barbosa/G1)Aldo Dantas deixou de ser marceneiro para trabalhar como entregador de água (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Enquanto a maior parte da população sofre com a falta de água nas cidades que estão com colapso no abastecimento no Rio Grande do Norte, alguns habitantes lucram. São pessoas como Aldo Aires Dantas, de 35 anos, que viu uma oportunidade de mudar de profissão em um momento de crise nos municípios atingidos pela seca. Morador de Carnaúba dos Dantas, cidade a 207 quilômetros de Natal, deixou há dois anos a marcenaria, que exercia desde a adolescência, e virou vendedor de água.
"Vi que as pessoas tinham dificuldade de comprar água potável. Faz tempo que não chega água pela rede de abastecimento da Caern e resolvi começar a comprar água mineral de Natal para revender aqui", disse.
Aguá servida para os moradores de Carnaúba dos Dantas, no Seridó do RN, é esverdeada e cheira mau (Foto: Anderson Barbosa/G1)Aguá servida na cidade é esverdeada e cheira mau,
segundo moradora (Foto: Anderson Barbosa/G1)
O Rio Grande do Norte enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos, com estiagem que já dura mais de um ano em diversos municípios, segundo avaliação do governo estadual. A falta de água mudou a rotina de milhares de famílias carentes do sertão, que são obrigadas a gastar boa parte do dinheiro que recebem de programas sociais para poder beber, cozinhar e tomar banho
Aldo tinha uma moto e investiu cerca de R$ 300 para adaptar um reboque no veículo. "Foi quando comecei a vender a água vinda de Natal. Abasteço um tanque em casa e redistribuo aqui em Carnaúba. Na parte central da cidade, vendo uma carrada de 240 litros por R$ 18. Na zona rural, mais afastada, a mesma quantidade sai por R$ 23".
Antes como marceneiro, recebia um salário mínimo. Com os descontos, ficava com cerca de R$ 500 [...] Hoje, fico com R$ 800 por mês, já descontado o que gasto com a gasolina da moto"
Aldo Aires Dantas, vendedor de água
MAPA SECA RIO GRANDE DO NORTE (2/12) (Foto: Editoria de Arte/G1)
Com esses valores, Aldo diz que chega a lucrar R$ 800 por mês. "Antes como marceneiro, recebia um salário mínimo. Com os descontos, ficava com cerca de R$ 500. Além disso, era empregado e tinha que dar satisfação aos meus chefes. Hoje, fico com R$ 800 por mês, já descontado o que gasto com a gasolina da moto", destacou. Continue lendo...

Compartilhar:

Seca obriga moradores do RN a gastar bolsa família com água potável

Moradores de Ipueira, no Seridó potiguar, precisam fazer fila para conseguir água  (Foto: Anderson Barbosa/G1)Moradores de Ipueira precisam fazer fila para conseguir água (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Rio Grande do Norte enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos, com estiagem que já dura mais de um ano em diversos municípios. A falta de água mudou a rotina de milhares de famílias carentes do sertão, que são obrigadas a gastar boa parte do dinheiro que recebem de programas sociais para poder beber, cozinhar e tomar banho.
No dia 19 de setembro, a governadora Rosalba Ciarlini decretou "situação de emergência por seca" em 150 dos 167 municípios do Estado. No mês de novembro, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que nove municípiospermanecem em colapso no abastecimento– quando a Caern admite que não tem condições de abastecer a cidade e suspende a emissão de faturas para os moradores.
Durante três dias, o G1 percorreu mais de 1.200 quilômetros de estradas de terra e de asfalto para ver quais são as dificuldades enfrentadas pelos moradores de Ipueira, Carnaúba dos Dantas, Equador, São José do Seridó, Antônio MartinsÁgua NovaJoão Dias, Pilões e São Francisco do Oeste. Além da morte de animais e da destruição de lavouras, foi possível ver que os moradores travam uma luta diária pela própria sobrevivência, em busca de água potável.
No domingo (1º), o "Fantástico" mostrou como funcionam os programas que combatem a seca com caminhões-pipa. O principal responsável pela distribuição no semiárido do Brasil é o Exército, que paga até R$ 15 mil mensais para cada um dos seis mil pipeiros responsáveis por levar água a 835 cidades, em nove estados, para quase quatro milhões de pessoas. Só em 2013, o governo já gastou mais de meio bilhão de reais no programa. Em dois meses de investigação, a reportagem encontrou tanques imundos, água contaminada e entregas que nunca foram feitas.
'Há dois anos só tomo banho de cuia'
Com o nível dos reservatórios muito baixos, a companhia estadual não consegue distribuir água em todas as cidades. Por conta disso, suspendeu a cobrança das contas em nove municípios, que dependem da chegada de carros-pipa. "Ninguém mais dá bom dia na rua. Primeiro a gente pergunta se tem água na caixa", disse a dona de casa Marina Medeiros, de 40 anos. Moradora de Ipueira, na região Seridó, ela busca água todas as manhãs nas caixas comunitárias abastecidas por caminhões
Robéria Danielle Dantas há dois anos só toma banho de cuia (Foto: Anderson Barbosa/G1)Robéria Danielle Dantas há dois anos só toma
banho de cuia (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Não sei mais o que é tomar um banho decente. Há dois anos só tomo banho de cuia"
Robéria Danielle Dantas, promotora de vendas
Ana Santana acorda cedo e faz várias viagens até o chafariz da cidade para pegar água (Foto: Anderson Barbosa/G1)Ana Santana acorda cedo e faz várias viagens até o
chafariz atrás de água (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Essa água verde que eu pego é fedida. Mesmo assim, é com ela que eu cozinho, dou banho nos meninos e preparo a nossa comida"
Ana Santana, dona de casa
Aguá servida para os moradores de Carnaúba dos Dantas, no Seridó do RN, é esverdeada e cheira mau (Foto: Anderson Barbosa/G1)Aguá servida para os moradores de Carnaúba é
verde e cheira mal (Foto: Anderson Barbosa/G1)
A produtora de vendas Robéria Danielle Dantas, de 27 anos, mora em Carnaúba dos Dantas e conta que teve que readaptar a vida por conta da escassez de água. A maior mudança, segunda ela, é não ter conforto para tomar banho. "Não sei mais o que é tomar um banho decente. Há dois anos só tomo banho de cuia."
Nas cidades visitadas, o G1 ouviu várias histórias de sofrimento por conta da seca. Brigas e ameaças na disputa por um lugar na fila dos chafarizes públicos e das caixas d'água comunitárias já viraram casos de polícia. Sem água nas torneiras, o pouco líquido que restou em poços e barragens é barrento e tem mau cheiro, impróprio para o consumo humano. Quem arrisca e bebe, adoece facilmente. Os mais frágeis, como crianças e idosos, sofrem com diarreia.
O comércio da água é o único beneficiado. Há relatos de quem largou a profissão para vender galões e barris a moradores. O vai e vem de caminhões e motocicletas adaptadas para transportar água já faz parte da paisagem há quase um ano. Quem tem cisterna, também precisa gastar dinheiro para encher os reservatórios. Quem não tem, improvisa com baldes e barris. Vasilhas decoram as calçadas.
Carnaúba dos Dantas
A primeira parada do G1 foi em Carnaúba dos Dantas. A cidade fica na região Seridó, a 220 km de Natal. No caminho, a movimentação de carros-pipa já deu sinais do quanto a ajuda é necessária. A maioria dos veículos faz parte da Operação Pipa, programa de responsabilidade do Exército brasileiro.
Apesar de não tomar banho de chuveiro há dois anos, Robéria não é beneficiada pela Operação Pipa. Ela diz que a água trazida pelos militares não é boa para o consumo e que por isso ela prefere ligar para os entregadores e comprar a água que usa para beber, tomar banho e para as atividades domésticas, como lavar roupa, cuidar da limpeza da casa e cozinhar.
Este não é o caso da dona de casa Ana Santana, de 45 anos. Mãe de três filhos, ela acorda cedo e faz várias viagens empurrando um carrinho de madeira até o chafariz público da cidade para pegar água. "Essa água verde que eu pego é fedida e não presta pra beber. Mesmo assim, é com ela que eu cozinho, dou banho nos meninos e preparo a nossa comida", relatou.
Segundo o coronel Marcelo Pellense, coordenador do programa no Rio Grande do Norte, em 113 municípios do estado caminhões foram contratados para levar água aos desassistidos pela seca. "Toda a água que o Exército fornece é potável, vem da própria Caern e é apropriada para o consumo. Nas cidades em que a Caern não tem de onde tirar água, são os municípios que indicam os mananciais. A cada 30 dias as prefeituras precisam nos enviar relatórios de análise da qualidade da água", ressaltou o oficial.
De acordo com o coronel Josenildo Acioli, coordenador da Defesa Civil no Rio Grande do Norte, o estado mantém carros-pipa em 24 municípios que não fazem parte da lista dos 113 que já são assistidos pelo Exército. E, segundo ele, a água ofertada à população também é apropriada para o consumo.
Ainda segundo Acioli, a água que é fornecida gratuitamente para estas 24 cidades pode acabar – incluindo João Dias, Pilões e São Francisco do Oeste. Para evitar que isso ocorra – uma vez que só há recursos para garantir o fornecimento até o final de janeiro do ano que vem – o órgão está apelando ao governo federal.
"Protocolamos em outubro, junto à Secretaria Nacional da Defesa Social, um pedido de mais recursos. Ainda não tivemos resposta, mas precisamos prorrogar o nosso programa de atendimento por pelo menos mais seis meses. Para isso, são necessários R$ 9,2 milhões", afirmou Acioli. Continue lendo...
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Sua Marca em destaque!


castelo zé dos montes


Bar espaço do forró


Anuncie no nosso site!

sugira uma notícia

Nome

E-mail *

Mensagem *